Para este ano 2023, neste caso na 10ª edição do AZGO, que visa celebrar a moçambicanidade, de tal forma, que sonhamos em fortificar o nome CIDADE DAS ARTES à cidade de Maputo.

No âmbito da parceira que a Khuzula tem com o Município da Cidade de Maputo e ARPAC pretendemos homenagear os icónicos músicos moçambicanos - Fanny Pfumo, Zena Bacar e Madala - realizando uma residência artística com o artista Psiconautah que culminará com a instalação de um mural com imagens de três artistas que representam as zonas Sul, Centro e Norte do pais, nos pilares do viaduto que interliga as Avenidas Marginal e 25 de setembro.

A homenagem "Lendas da Música Moçambicana: Homenagem à Trindade Musical" busca reconhecer e celebrar a contribuição de três músicos moçambicanos da velha guarda que desempenharam papéis fundamentais no desenvolvimento da cultura moçambicana. A homenagem busca reconhecer e celebrar a contribuição de três músicos moçambicanos da velha guarda que desempenharam papéis fundamentais no desenvolvimento da cultura moçambicana. A homenagem será uma oportunidade impar para o público conhecer mais sobre esses ícones da música moçambicana e para os artistas contemporâneos se inspirarem em suas obras, perpetuando sua influência e legado.

A homenagem será fixada nos pilares do Viaduto que é um local de fácil acesso e apreciação pública. A iniciativa surge igualmente com intuito de criar mais locais turísticos e de exposição do mosaico cultural moçambicano.

A homenagem aos músicos moçambicanos, Fany Pfumo, Madala e Zena, tem como objetivo destacar sua importância e valorizar seu legado na cultura moçambicana. Acreditamos que essa homenagem será uma oportunidade para o público conhecer mais sobre esses ícones da música moçambicana e para os artistas contemporâneos se inspirarem em suas obras, perpetuando sua influência e legado.

De ressaltar que esta é uma prática que visa não só homenagear os músicos, mas também, conferir a sua importância no desenvolvimento da cultura moçambicana, exaltar o seu papel, partilhar conhecimentos, dar mais beleza a cidade e conferir o título de Cidade das artes a Maputo.